Visita Guiada
Enquadramento
A Siemens Automation Academy é a primeira academia em automação em Portugal, resultando da parceria entre a SIEMENS, em especial através do seu Setor Industry em Portugal, e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
A Siemens Automation Academy tem como o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos alunos desta instituição na área da automação e de melhor prepará-los para o meio profissional e promover ativamente o ensino e cooperação estratégica nos setores relevantes da indústria na área geografia e/ou nas suas áreas de especialização.
Atividades
As atividades desenvolvidas na SAA podem ser divididas em três grandes áreas: UCs de EEC, Projetos de EEC e Projetos de MEE
Trabalhos desenvolvidos em UCs do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores:
Automatização de um sistema de separação de caixas, simulado em Factory I/O da Real Games.
- Automação Industrial 1
- Sistema de monitorização e controlo de uma máquina de injeção de plástico.
Automatização de processo de movimentação de paletes.
Projetos de final do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores
Neste projeto pretende-se adaptar um armazém automático, existente no Lab. Robótica, e dotá-lo de capacidades que se enquadrem na “Indústria 4.0”.
Projeto a ser realizado em parceria com a empresa Bollinghaus Portugal – Aços Especiais, SA; que teve como objetivo conceber um sistema automático para cortar e separar pontas metálicas durante o processo de laminagem.
Processo de movimentação das paletes, na empresa Cartonarte, Lda, concebido com recurso ao Factory I/O da Real Games:
Projetos do curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica
- Virtualização de processos na Indústria 4.0
Mesa Rotativa – Bytronic modelo RTU
Modelo Real
Modelo Virtual
- Virtualização e Otimização de Processos na Indústria 4.0
Processo de electrodeposição (electro-plating)
Modelo real
Modelo Virtual
Outras Atividades
Participação em concursos:
Três equipas de estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria) apresentaram os seus projetos, perante um júri, e são candidatos ao Prémio Nova Geração |15, concurso de ideias da Siemens. O concurso é realizado no âmbito do protocolo Engineering Made in Portugal, estabelecido entre a Siemens e o Estado Português, e pretende destacar ideias inovadoras de estudantes dos ensinos técnico-profissional e superior.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) concorreu nesta edição do concurso com cinco projetos, dos quais três passaram à final, o que conferiu ao Politécnico de Leiria um galardão por ser a Universidade/Escola Superior com mais projetos inscritos.