Facebook Gplus LinkedIn E-mail
magnify
Home Projetos @ IPLeiria RPSP (2014/2015)

RPSP (2014/2015)

Recolha, Pesagem e Separação de Pontas em aço

Werk_Portugal

Projeto a ser realizado em parceria com a empresa Bollinghaus Portugal – Aços Especiais, SA (http://www.boellinghaus.de/unternehmen.html?&L=1).

A Bollinghaus dedica-se à laminagem de barras em aço inox, de várias qualidades (http://www.boellinghaus.de/werkstoffe.html?&L=1), o seu portfólio é composto por barras laminados planas, quadradas e hexagonais e alguns perfis especiais (http://www.boellinghaus.de/produkte.html?&L=1).

Neste processo de produção, as barras têm que ser acertadas numa ponta para poderem ser cortadas, posteriormente, nas dimensões desejadas. No corte inicial a separação das pontas, por tipo de aço, é feita manualmente, mas já é feito um registo em papel do peso da mesma e com a informação do lote correspondente.

Pretende-se melhorar o processo de corte da ponta e para tal deverá ser concebido um sistema de recolha, pesagem e separação das pontas, com recurso a um autómato S7-1200, que tenha pelo menos: a capacidade de comunicação com os controladores dos outros processos para poder comunicar o peso da ponta cortada, a supervisão do processo atual em consola dedicada, e armazenamento da informação em base de dados.