WiFi_PLC (2015/2016)
O laboratório do CERN em Genebra, na Suíça, dispõe de um acelerador de partículas chamado LHC (Large Hadron Collider). Este acelerador de partículas está instalado num túnel subterrâneo circular com 27km de perímetro. No interior do túnel estão instalados equipamentos para monitorização e controlo, com recurso a vários autómatos da Siemens (S7-400, S7-300), que comunicam entre si através de uma rede Profibus-DP em diversos pontos de conexão.
Dado que o nível de radiação ionizante durante o funcionamento do LHC no interior do túnel é muito elevado não pode haver equipamento ativo dentro do mesmo. No entanto, durante as paragens e manutenção do LHC, é necessário ligar equipamentos de teste e medida à rede Profibus-DP instalada ao longo do LHC .
O objetivo deste projeto é estabelecer dentro do LHC segmentos de rede Profibus-DP sem fios robusta, que permitam ligar os equipamentos de teste e medida móvel de uma forma automática. A qualidade e robustez da transmissão de dados deve ser avaliada e testada em ambientes eletromagnéticos exigentes. Dever ser estabelecida a distância que se pode cobrir dada a geometria particular da área onde o link deve ser instalado.
Solução LTE:
Servidor e Clientes WiFi:
Propostas SiemensTM
Sinema Remote Connect
Siemens VPN